sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A LOUCURA DE CEDER ÀS ASTÚCIAS DA PROSTITUIÇÃO

1- Filho meu, observa as minhas palavras
e entesoura em ti os meus mandamentos. 2- Observa os meus mandamentos, e vive, e guarda a minha lei como a menina dos teus olhos; 3- ata-os aos teus dedos e escreve-os na tábua do teu coração.
[Atar nos dedos..A metáfora pode se referir ao usos de faixas de oração ou falactérios.. [Veja Mateus:23:5] [Segundo o historiador Judeu Joséfo .. Antiguidades 4.8,13] Essa pratica passou a existir num passado muito distante [Deut:6.8;11,18] O falactério também era amarrado ao dedo médio; Tendo em vista a impossibilidade de cumprir literalmente essa ordem; talvez a pratica simbolizasse a memorização dos mandamentos e a recordação dos mesmos com frequência...
4 Dize à sabedoria: Tu és minha irmã;
e chama ao entendimento a tua parenta,
5 para te guardarem da mulher estranha,
da estrangeira que lisonjeia com as suas palavras.
6 Pois, estando eu à janela da minha casa,
espiei pelas minhas grades;
7 vi entre os simples,
discerni entre os moços
um jovem falto de entendimento,
8 que passava pelas ruas junto à esquina da estrangeira,
seguindo o caminho da casa dela,
9 no crepúsculo, à tarde do dia,
à noite fechada e na escuridão.
10 Eis que lhe saía ao encontro uma mulher
ornada à moda das prostitutas e astuta de coração.
[ O modo de vestir revela a intenção do coração, quando se tem opções para faze-lo, mas, para o moralmente ignorante as vestes são uma camuflagem que exibe intenções ]
11 Ela é turbulenta e obstinada;
os seus pés não param em casa.
12 Ora está nas ruas, ora, nas praças
e põe-se de emboscada a cada esquina.
13 Assim, pegou dele, e o beijou,
e, com uma cara sem vergonha, lhe disse:
14 Sacrifícios de ofertas pacíficas estão comigo;
hoje, paguei os meus votos.
15 Por isso, saí para me encontrar contigo,
para te procurar, e te achei.
16 Cobri a minha cama com cobertas,
com colchas de linho do Egito, de várias cores.
17 Perfumei o meu leito
com mirra, aloés e cinamomo.
[ Mirra, aloés e cinamomo= eram perfumes que eram trazidos de
lugares distantes por mercadores e eram extremamente apreciados,
faziam parte dos tesouros de um Rei (2º Reis:20;13) somente os nobres
e os bem abastados que podiam usa-los em grandes quantidades
( Salmos:45:7-8; Cantares;3:6-7) A esposa do mercador estava disposta a gastar algo valioso para satisfazer a sua paixão sexual.

18 Vem, embriaguemo-nos de amor, até que amanheça o dia;
alegremo-nos com amores.
[ Deleites sexuais proibidos....a tentadora promete amor erótico sem limites, mas, recusa assumir compromisso; Esse tipo de erotismo
gera inúmeras complicações e pode até ser mortal....por conta do
ciumes do traído (a) ..A entrega física sem o envolvimento
emocional e Espiritual do compromisso assumido por meio da aliança
matrimonial, resulta num relacionamento falso e destrutivo..
19 Pois meu marido não está em casa,
foi fazer uma viagem dilatada.
20 Levou consigo um saquitel de dinheiro;
lá para o dia da lua cheia voltará para casa.
21 Ela fê-lo ceder com o seu muito falar;
com a lisonja dos seus lábios o arrasta.
22 Ele a segue logo,
como o boi que vai ao matadouro
ou como louco agrilhoado para a correção,
23 até que uma seta lhe traspasse o fígado,
como o pássaro se apressa para o laço,
sem saber que está armado contra a sua vida.
24 Agora, pois, filhos, escutai-me;
e atendei às palavras da minha boca.
25 Não se desvie para os seus caminhos o teu coração,
não andes perdido pelas suas veredas.
26 Pois ela a muitos tem feito cair feridos;
e muitíssimos são os que têm sido mortos por ela.
27 A sua casa é o caminho do Sheol,
que desce às câmaras da morte.
[ Conclusão: Essa seção encerra com mais um chamado para
ouvir atentamente as instruções do pai diante dos resultados
devastadores de se sucumbir à mulher (ou homem) adultero.

(Proverbios:7:1-27)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.